Caro (a) visitante e amigo (a)!

Eis-nos num momento particular da história universal, caracterizada por alguns teóricos da hipermodernidade como o da cultura-mundo, propício à revivificação de um acontecimento científico mundial que, indelevelmente, assinalou a nossa entrada no mundo moderno: a comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, em 29 de maio de 1919. Esta validação resultou de observações do eclipse solar total de 29 de maio de 1919, levadas a cabo por um grupo de astrónomos liderados por Arthur Eddington, cujos palcos foram a ilha do Príncipe, juntamente com o Sobral no Brasil.

A ilha do Príncipe, pela sua importância histórica neste contexto científico tão importante e marcante para o chamado mundo moderno, não poderia ficar indiferente na celebração deste centenário que marcou, de forma multifacetada, a era moderna.

Fazemo-lo, por um lado, para contrariar a tentação, um pouco enraizada entre nós, erradamente, que o passado, qualquer que ele seja, deve ser erradicado; e, por outro, para comemorar o futuro.

Pretendemos, pois, com a comemoração deste facto histórico, reabrir as janelas deste pequeno Príncipe para o mundo, reabilitando este mesmo passado, ao mesmo tempo que não abdicamos de criar as condições para a configuração de um desenvolvimento regional sustentável, paradigma desta cultura-mundo, mobilizando todas as nossas memórias identitárias para este empreendimento.

Com o advento desta cultura-mundo, passámos a estar ligados a todos, independentemente do contexto geográfico, e este pequeno Príncipe, indisfarçavelmente condenado, geração sobre geração, por um sintoma de perificidade crónica, faz-se grande, neste momento ímpar, através deste site ou portal institucional que pretende assinalar o centenário do eclipse solar de 29 de maio de 1919.

Queremos, pois, através deste site, como aconteceu há 100 anos, neste contexto temporal hipermoderno, destacar algumas particularidades idiossincráticas do Príncipe, que tiveram importância história universal, e colocar em contacto o local com o Global.

O governo Regional do Príncipe aproveita a ocasião para agradecer a todos aqueles que participaram neste projeto, âmbito individual e institucional, com muito esforço, dedicação e profissionalismo, para lhe fornecer este instrumento de pesquisa sobre algo, histórica e cientificamente, tão relevante, e agradece, desde já, a sua visita e contributos para a melhoria do mesmo.

Seja um Príncipe nesta nossa aldeia global e vasculhe alguns segredos que lhe fornecemos nesta encantadora janela sempre aberta.

Boas-vindas!

Presidente do Governo da Região Autónoma do Príncipe

José Cardoso Cassandra

 

A Cultura, a Ciência e a Democracia – O maio do Príncipe

Por Presidente do Governo Regional do Príncipe, José Cardoso Cassandra